domingo, 24 de outubro de 2010

Primeiros Takes

É, então, dois dias se passaram e eu só consegui dar o ar da minha graça na mostra hoje. Não por falta de tentativa, circulei horrores pela paulista, mas como estava desprovida de espírito lotérico, não consegui escolher qual cópia assistir. (para variar só um pouco)



Mas abri com chave de ouro, sessão dupla no MIS e sessão ao ar livre no Ibirapuera.



Começo uma mirrada listinha (que engordará até o dia 04/11), dos filmes que ando vendo. Não só com o intuito de registrar, mas para, quem sabe, ajudar alguma pobre alma a se livrar das enrascadas da mostra...



das quais eu sou especialista em entrar... hehehe



Enfim, ta aí!





Dias violentos: Filme da Geórgia, que tenta recriar o dia-a-dia dos viciados locais (as fissuras, a dificuldade para conseguir drogas, as artimanhas para arranjar dinheiro). Muito bem fotografado, com ações desenvolvendo-se em tomadas estáticas. Cenário impactante que remete a humildade dos países do leste europeu. Lingua bizonha, ótimos atores (e o legal que são atores mais maduros), cenário realista e marcante.

Recomendo.

Nota 3.



Do amor e outros demônios: menina mordida por cachorro é exilada em um convento, acusada de estar possuída. Sinopse instigante... mas promessa não cumprida. Exploração exarcebada do lindo cenário, dos efeitos de luz e sombra e da pseudo-beleza da inexpressiva protagonista. Sonolento, entediante, tenta e não consegue, roteiro superficial que faz uma critíca óbvia e conhecida à igreja católica. Típico filme de TCC de faculdade de cinema.

Não perca seu tempo

Nota 2 pela beleza das tomadas do lugar que enchem os olhos...



Metrópolis

Totalmente hors concours. Ficção científica em 16mm, com um "Q" de admirável mundo novo. Longo, inocente, mas intrigante como todo filme que referencia o futuro. Acompanhamento fabuloso e impecável da Orquestra Jazz Sinfônica (que tocaram por três horas), experiência sensacional de assistir uma projeção gigantesca no MIS acompanhada de milhares de pessoas esparramadas na grama.

Vou alugar para rever em casa

Nota 4





Amanhã arrisco escrever a primeira de minhas resenhas para o catraca... tô esperando aparecer um 5, veremos se dou sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário