terça-feira, 15 de novembro de 2011

A mulher de quase 30

Ah, mulher de 30! A idade do sucesso! XD

Juro que se fosse físicamente possível eu condensaria palavras e as enfiaria goela abaixo de quem as pronuncia. Não pelo teor pejorativo, ou até mesmo auspicioso que a expressão acima evoca. Mais talvez pela "cruz" que somos obrigadas a carregar quando a conjunção desse numeral+adjetivo (neste caso praticamente um substantivo) começa a despontar no horizonte dessa vida...

Para começo de conversa, que atire a primeira pedra quem pode afirmar que a "mulher de 30 anos" é realmente uma "mulher". Aliás, acho que é de domínio público que a quantidade de anos vividos em nada interferem no nosso amadurecimento psico/emocional/social. E quem aí pode definir de maneira concisa e sensata o que é sucesso? Marido, carreira, filhos, dinheiro?

Sou de uma geração impossível de ser classificada pelas últimas letras do alfabeto. E nem é uma geração propriamente dita, é praticamente um "gueto". Nascemos em mil novessentos e oitenta e poucos, crescemos imitando as mulheres adolescentes ridículamente independentes X, mas por alguma razão misteriosa fomos incapazes de seguir seus passos. Na hora do approuch saimos da quadra, voltamos para a casa da mamãe e fomos jogar playstation com os amiguinhos mimados/revoltados Y, dando início àquela que pode ser considerada como a "adolescência mais longa da história da humanidade" compreendida entre os 11 e os 29 anos.

Mas agora já tenho quase 30. JÁ SOU UMA MULHER DE 30. Lembro que quando pequena olhava para uma mulher "adulta" e via: casa, marido, crianças e rugas. Família, trabalho, gordura e dívidas. Não tenho nenhuma lembrança risonha de uma mulher mais velha. Acho que por isso desenvolvi uma repulsa a todo o esteriótipo de vidinha margarina Doriana. Tive uma ótima educação voltada para encontrar o tal "sucesso" por meio da concretização dos meus objetivos profissionais. Mas o tempo passava, a vida vivia, e o tal do sucesso não vinha. Por alguns anos juro que cheguei a pensar que o sucesso estava escondido na mochila de alguma barba mal feita, e eu tinha a certeza que no momento que ela se ajoelhasse choveriam estrelinhas prateadas e o tal sucesso aconteceria (surprise!). Parece que está encravado em nossas entranhas que a donzela precisa de um príncipe para obter tal êxito. (ou, pelo menos, mostrar para o resto da plebe que ela teve sucesso, não é mais uma entre as fracassadas)

Fracassadas, rs. Fazendo um balanço geral, a maioria das mulheres do meu "gueto" (menos eu Iuhuuuu) ainda mora com os pais. Ainda estão esperando o principe coxinha vir buscá-las com seu reluzente Honda City. Só que esqueceram de avisá-las que eles também decidiram esticar a adolescência um pouquinho mais. Algumas até deram a "sorte' (?) de se casar. Sim, sorte, porque casamento para mulher é como um Ritual de passagem. Sabe aquelas tribos africanas que se estouram num bungee jump improvisado? Ou que usam uma luva cheia de formigas? Ou que arrancam os clitoris? Então, para a mulher o sim no vestido branco é como acenar ao mundo e dizer: "- Olá mundo, agora eu tenho um homem e uma cozinha só minha. Agora eu tenho sucesso". É casando que a menina se torna mulher.

E as que ficaram aqui do lado de fora, o que elas são? Elas que cresceram, estudaram, viajaram, se divertiram, se apaixonaram, sofreram, choraram... Elas que vão para o trabalho todos os dias imaginando quando finalmente ganharão mais dinheiro ou farão algo que realmente as façam feliz... Elas que tiveram que aprender a conviver com uma enxurrada de tecnologias desnecessariamente necessárias e desenvolver (e manter!) uma vida extra-corpórea diferente da qual já estava fadada... Elas que tem 550 amigos, passam as tardes de sábado estudando para a pós (ou para as aulas de voo \o/) e as manhãs de sexta reclamando do happy-hour da tarde do dia anterior (nosso corpo já não é mais o mesmo...). Elas que começam a perceber as marquinhas, e machinhas, e ruguinhas, e quilinhos ganhos do nada que não querem ir embora nunca mais... Elas que ainda tem tantos planos, que ano que vem juram que vão mesmo fazer o mochilão na Europa, elas que se empetecam horrores para talvez encontrar "ele" naquela balada, elas que dormem e acordam e dormem e acordam... O que elas são?

 ...

Meninas.

Meninas de 30

E  posso afirmar, do alto do meu pedestal de uma mulher de quase 30 que eu não passo de uma menina.


Uma menina de 30.


Feliz Aniversário para nós!!!




Meninas de 30, quarta, 23/11. Especialmente para vc Zizi.